SOCIAL
CURRÍCULO
ARTIGOS
CAPA
CONTATO

Portfólio
Como se destacar no mercado de trabalho

Marcelo Wendeling *


O portfolio é muito utilizado por publicitários, arquitetos e fotógrafos para expor os melhores trabalhos aos seus clientes. Atualmente, profissionais de outras áreas passaram a utilizar este documento como uma maneira de apresentar-se ao mercado de trabalho e agregar valor ao seu currículo.

Em um processo de seleção o portfolio é considerado um diferencial, pois transmite ao empregador uma visão mais ampla do desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. As empresas estão interessadas em conhecer mais sobre a vida pessoal de seus colaboradores, porque suas características e personalidade vão refletir no desenvolvimento profissional e nas relações dentro da organização.
Pesquisando em livros, encontrei algumas definições de portfolio:


Documento estruturado em que alunos estagiários descrevem e procuram analisar experiências significativas que tenham tido antes e durante sua formação. Incorpora uma série de tarefas reflexivas ao longo do período formativo, que pode incluir um registro biográfico das experiências como estudantes, registros escritos de suas experiências em diferentes cursos, diário de acontecimentos significativos etc. (Marcelo, 1998, p. 59).

Um portfólio é muito mais que um arquivo cheio de coisas. É uma coleção sistemática e organizada de evidências usadas pelos docentes e alunos para acompanhar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno numa área específica. (Vaurus,1990, apud Danielson e Abrutyn, 1997, p. vi).

É, caracteristicamente, uma compilação de vários trabalhos produzidos e colecionados durante a experiência universitária do estudante, juntamente com ensaios auto-reflexivos escritos especialmente para o portfólio. Os trabalhos são usados para demonstrar habilidades específicas, competências e valores que sejam consistentes com as metas e objetivos do programa e da universidade.(Dey e Fenty, 1997, p. 19).

COMO ELABORAR UM PORTFOLIO

A elaboração do portfolio é um momento de auto-avaliação e reflexão que permite desenvolver habilidades de avaliar o seu próprio trabalho e experiências pessoais. E todas as informações devem ser seguidas de análises e comentários.

O portfolio deve conter alguns elementos, como: capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, sumário, introdução, desenvolvimento e conclusão. Acompanhe cada um deles.

  • Capa: deve conter informações como instituição, título, nome completo do autor, local (cidade da instituição) e ano;

  • Folha de rosto: apresenta os elementos necessários à identificação do trabalho e deve conter o nome do autor (em caixa alta), nome do professor (em caixa alta), título (em caixa alta), finalidade do portfolio, local (cidade), data (mês e ano);

  • Dedicatória: Folha opcional, na qual o autor dedica o seu trabalho;

  • Agradecimentos: é opcional, nesta folha são registrados os agradecimentos às pessoas ou instituições que colaboraram na realização do trabalho;

  • Sumário: é a enumeração das divisões e capítulos, na ordem que encontra-se no trabalho e com indicação da página inicial correspondente;

  • Introdução: é uma justificativa, onde você vai explicar o que é o trabalho, a importância dele;

  • Desenvolvimento: pode ser dividido em três partes: área pessoal, acadêmica e profissional.

(1) Área Pessoal

Nesta etapa tente traçar o seu perfil. É importante descrever como é a sua vida, fale da família, dos amigos, o que gosta de fazer nos fins de semana, da sua personalidade, fatos que foram significativos e seus objetivos. Uma outra maneira de traçar o seu perfil é pedir aos seus pais e amigos para escreverem relatos ou depoimentos sobre você. É válido mencionar a realização de trabalhos voluntários em Organizações Não Governamentais - ONGs ou instituições de assistência social, pois há uma crescente preocupação por parte das organizações com programas e projetos sociais;

(2) Área Acadêmica

É válido descrever todas as participações em eventos durante esta fase, como por exemplo congressos, seminários, cursos, pesquisas desenvolvidas e atividades acadêmicas. Pode-se anexar avaliações de disciplinas que tenha maior grau de afinidade, pois essa variedade de avaliações indica que você tem uma visão generalista e amplo conhecimento. Lembre-se que o portfolio é um documento para desenvolver uma reflexão crítica com relação às suas próprias experiências e resultados, portanto não deve conter apenas avaliações, certificados de cursos, congressos e seminários, é necessário que relate a importância e o que acrescentou para você a participação nestas atividades;

(3) Área profissional

Nesta etapa, deve-se relatar as experiências profissionais mais significativas, o que seu trabalho trouxe de benefícios e resultados para a organização, as homenagens recebidas, certificados, prêmios e promoção. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo, elabore planos de desenvolvimento e de carreira;

  • Conclusão: É a parte onde deve-se fazer as considerações finais com relação ao portfolio e expor o que acrescentou e a importância da elaboração deste trabalho.

O portfolio é um documento dinâmico, está sempre num processo de mudanças e aperfeiçoamento, portanto deve ser atualizado com freqüência.

REFERÊNCIAS

DANIELSON, C.; ABRUTYN, L. An introduction to using portfolios in the classroom. Alexandria, VA: ASCD, 1997.

DEY, E.L.; FENTY, J.M. Avaliação em Educação Superior: técnicas e instrumentos de avaliação. In: MACHADO, E. C.B.S. Técnicas e instrumentos de avaliação. Brasília: UnB/Cátedra, UNESCO, 1997.

KALAMAZOO COLLEGE The KALAMAZOO Portfolio: Show the world what is important to you! Disponível em http://www.kzoo.edu/admiss/portfolio.html. [06 jun. 2002].

MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores - o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 9, p.51-75, set/out/dez, 1998.

* Cursando Administração da Universidade Estácio de Sá e estagiário da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, Vice-Direção da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP

Topo da Página

1